Terminal Hidroviário de Santarém – Joaquim da Costa Pereira

Construído às margens do Rio Tapajós, o Terminal Hidroviário de Santarém “Joaquim da Costa Pereira” tem toda a estrutura planejada para receber grandes embarcações como navios de cruzeiros, inclusive internacionais, que devem fomentar a atividade turística na região, gerando emprego e renda. Também vai oferecer viagens diárias para os estados do Amapá e Amazonas.

Com capacidade para atender aproximadamente cinco mil usuários por dia em seus mais de 22 mil metros quadrados de área construída, a estrutura, cujo investimento foi superior a R$ 93 milhões, conta ainda com guichês para venda de passagens, guarda-volumes, carrinhos para bagagens e cadeiras de rodas. A sala de embarque dispõe de 1.205 cadeiras, rede wi-fi gratuita e duas escadas rolantes que facilitam a acessibilidade ao segundo piso.

Climatizado, o equipamento público tem vestiários e banheiros masculino, feminino e para pessoas com deficiência. A área inclui ainda farmácia, três lanchonetes, restaurante e espaços para instalação de lojas e quiosques, além de salas para órgãos de segurança e justiça.

A construção do terminal representou a criação de 850 postos de trabalho e a geração de 700 empregos diretos e 150 indiretos, além de realizar a integração do Baixo Amazonas com a Calha Norte, o Tapajós, o Xingu e todo Brasil, facilitando a vida de mais de 310 mil habitantes do Baixo Amazonas que agora serão beneficiados de várias formas por este que já está sendo considerado o maior e mais moderno terminal hidroviário público de passageiros do Brasil.

Santarém – Pará – 2022

Obra Entregue

en_USEnglish