Para a maioria das pessoas é a decisão mais importante da vida. Quando chega essa hora, organização, cautela e muita pesquisa são essenciais para que o sonho de ter um teto para chamar de seu não se torne uma baita dor de cabeça.
Para que não seja necessário remediar, conhecer o caminho das pedras na hora de adquirir um apartamento faz toda diferença. Por isso, elaboramos este artigo contendo 06 dicas muito úteis que devem ser seguidas durante a compra do primeiro apartamento.
1. Cuide do planejamento financeiro
O valor do imóvel nunca é o único a compor o processo de aquisição do bem. Despesas com cartório, juros de financiamento, parciais e até a mobília nova devem ser considerados. Por isso, fazer um planejamento financeiro e economizar para não comprometer o orçamento pessoal e/ou familiar é fundamental, então trace metas, controle os ganhos e as despesas fixas/variáveis, poupe e, se achar viável, faça investimentos para o dinheiro render.
2. Pesquise, pesquise e pesquise
Acompanhar o movimento do setor imobiliário e da economia em geral é muito importante para entender se é ou não um bom momento para encarar a aquisição do seu apartamento novo. Procure por fontes seguras, preste atenção na taxa Selic (que é favorável quando está baixa) e acompanhe também os valores do metro quadrado nas regiões do seu interesse.
3. Usado, novo ou na planta?
Neste caso não há certo ou errado. O que há é o mais adequado a sua necessidade. Apartamentos na planta, por exemplo, costumam ter a vantagem de ser personalizáveis e, normalmente, possuem preços mais acessíveis do que os prontos. A decisão depende do que você deseja e, claro, das suas possibilidades financeiras.
4. Procure conhecer tanto a construtora quanto a incorporadora e a imobiliária.
Dependendo do tipo do imóvel escolhido, será necessário ter contato com uma, duas ou mesmo as três empresas em momentos distintos. Assim, é importante avaliar a reputação e credibilidade de cada uma delas. Isso reduz a possibilidade de problemas com prazos, qualidade do imóvel e até questões jurídicas.
Aproveite também para consultar sites de proteção ao consumidor, antigos clientes, verificar o histórico das empresas, visitar os imóveis, analisar a qualidade dos materiais utilizados, os acabamentos e até a pintura.
5. A localização é favorável?
Um dos itens de maior influência na hora da decisão de compra de um apartamento é a localização. Menor deslocamento entre casa e trabalho, proximidade de mercados, hospitais, farmácias, escolas e pontos de ônibus devem ser considerados na hora de avaliar a localização do imóvel.
6. Faça uma vistoria completa
Por fim, fique atento aos detalhes. Quando o assunto é segurança e qualidade de vida, todo cuidado é pouco. Ao receber o imóvel, faça uma vistoria observando o estado das redes hidráulica e elétrica e verifique se não há rachaduras ou cupins. Inspecione também os ambientes comuns como áreas de lazer, parquinhos, piscina, churrasqueiras, estrutura de segurança, etc.